Menu

sexta-feira, 18 de março de 2016

16 de junho de 1976 - O LEVANTE DE SOWETO

O levante de Soweto, uma das mais sangrentas rebeliões negras que ocorreu durante o regime do apartheid, na África do Sul. O governo disse que apenas 95 pessoas foram mortas, mas a estimativa real, embora não confirmada, é de que 500 pessoas foram assassinadas.


O apartheid foi um regime de segregação racial que ficou vigente entre 1948 e 1994. Durante essa época, os negros eram obrigados a viver longe dos brancos. Mas não só eles. Cada pessoa tinha um tipo de etiqueta. Ao invés de ser uma multidão, elas foram divididas em negros, brancos, de cor e indianos.

A partir da década de 70, os negros não podiam mais ter saúde nem educação de qualidade. Tudo que eles tinham acesso era sempre em condições piores que as dos brancos. Por isso 10 mil estudantes negros decidiram fazer uma passeata, de maneira pacífica, para que conseguissem melhorias na área de educação.

Esses estudantes moravam em um bairro chamado Soweto, que fica em Johanesburgo. Ali se concentravam vários outros bairros negros, onde eles foram forçados a viver e trabalhar. Soweto foi desmembrado de Johanesburgo, em 1983, de forma que eles tinham sua própria administração.

No dia 16 de Junho de 1976, os estudantes cantavam, marchando em direção a um estádio aberto, onde fariam um comício. Porém, policiais os impediram de continuar a passeata, sendo que um deles jogou gás lacrimogêneo no local para que pudessem invadi-lo.

A polícia abriu fogo contra os estudantes. Quatro deles morreram, sendo que um deles era um menino de 13 anos, chamado Hector Pieterson, que estava tentando fugir e morreu nos braços do amigo. Nesse dia, havia fotógrafos no local e essa fotografia acabou estampando os maiores jornais do mundo.

Foi a morte desse menino, que levou ao fim do apartheid. Ele se tornou um símbolo da luta contra essa segregação. Nesse dia, é comemorado o Dia da Criança Africana, instituída em 1991, pela Organização da Unidade Africana (OUA).

Que esse dia seja lembrado por todos nós e deixemos nossos preconceitos de lado, pois independente de cor, somos indivíduos que, se com um pouco de respeito podemos viver em um mundo com menos desavenças. Pensem nisso. Abaixo [link] , filmes que lembram o apartheid, mesmo que por leve menção.

Fonte: ligadona
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: