Menu

terça-feira, 15 de março de 2016

D. Pedro II com seu médico, conde Mota Maia em uma de suas últimas viagens ao continente europeu ainda como Imperador do Brasil -1888

D. Pedro II sentado à mesa junto com seu médico, conde de Mota Maia, na estação de cura de Aix-les-Bains, no Hotel Splendide.

Em uma de suas últimas viagens ao continente europeu ainda como Imperador do Brasil, D. Pedro II foi tratar a sua diabetes e o mal cardíaco crônico na estação de cura de Aix-les-Bains. Famosa casa de banho de monarcas de toda a Europa, Ais-les-Bains também recebeu durante anos a irmã do Imperador e Rainha de Portugal, D. Maria II.
D. Pedro II sentado à mesa junto com seu médico, conde de Mota Maia - 1888
Há relatos de que foi neste local que D. Pedro II soube da abolição da escravidão no Brasil. Mais exatamente, foi apenas em 22 de maio, quando a saúde do monarca já era considerada satisfatória, que a imperatriz resolveu ler o telegrama enviado pela princesa Isabel, como podemos observar no relato de D. Pedro Augusto "O Imperador adoeceu a 3 de maio e achamos que ia morrer. Quando o Imperador melhorou um pouco, nesse dia 22, deram pressa em anunciar a ele a grande lei da abolição".
--
Conde de Maia Mota
Cláudio Velho da Mota Maia (nascido em Itaguaí, em 14 de abril de 1843 — faleceu em Juiz de Fora, em 7 de novembro de 1897) foi um médico e professor brasileiro. Filho de Manuel Domingos Maia e Maria Isabel Velho da Mota Maia, casou-se com Maria Amália Cruz Viana. 
Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, recebeu do Governo Imperial, em 1875, uma bolsa na Faculdade de Medicina de Paris. 
Foi professor de Medicina Operatória na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, de Anatomia Topográfica, Operações e Aparelhos, e também professor de anatomia e fisiologia na Academia de Belas Artes.
Foi um dos encarregados da reforma do ensino de medicina, em 1878, que adotou o modelo germânico em substituição ao francês, propondo o ensino prático e livre, favorecendo o ensino farmacêutico. Em 4 de maio de 1880 foi nomeado médico da Casa Imperial, foi amigo pessoal de D. Pedro II, a quem, após a Proclamação da República, acompanhou no exílio até a morte do imperador, em Paris. Agraciado barão, em 6 de fevereiro de 1886, visconde, em 20 de junho de 1887 e conde, em 8 de agosto de 1888, era comendador da Imperial Ordem de Cristo.

Aix-les-Bains
Aix-les-Bains é uma comunidade francesa, localizada no departamento de Saboia, na região Ródano-Alpes. Bandeira de Aix-les-Bains. Brasão de armas de Aix-les-Bains. É a segunda cidade balneária da França, situando-se nas margens do lago do Bourget. A maior marina de água doce do país está localizada nesta cidade - Wikipédia.
Foto: Anônimo (Acervo Museu Imperial)
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: