Menu

quarta-feira, 9 de março de 2016

Hebe Camargo, primeira mulher a apresentar um programa feminino na televisão brasileira

Hebe Camargo nasceu no dia 08 de março de 1929, em Taubaté, São Paulo. Filha de Ester e Fego Camargo, que era violinista do Cinema Politeama em Taubaté na época dos filmes mudos, Hebe teve uma infância humilde, principalmente depois da chegada do cinema falado, quando seu pai perdeu o emprego. Sua família mudou-se para a capital, São Paulo, em 1943, quando Hebe tinha 14 anos de idade. Fêgo já na capital passou integrar a Orquestra da Rádio Difusora, onde ele regeu a orquestra da emissora de rádio e sempre levava consigo Hebe Camargo. Em 1943 ela iniciou como cantora na rádio Tupi aos 15 anos de idade no programa Clube Papai Noel.
Hebe na Rádio
Ainda na década de 40, ela iniciou juntamente com sua irmã e duas primas o quarteto Dó-Ré-Mi-Fá; o grupo durou três anos. Já na Rádio Difusora no programa Arraial da Curva Torta em 1944, ela formou com sua irmã Stella Monteiro de Camargo Reis a dupla caipira Rosalinda e Florisbela. Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates. Ao gravar um disco em homenagem a Carmen Miranda, ela ficou conhecida como "estrelinha do samba" e posteriormente como "a estrela de São Paulo". Em 1950 Hebe lançou sua primeira música cantada, "Oh! José" juntamente com "Quem Foi que Disse" em um compacto de 78 rotações. Após isso, abandonou a carreira musical para se dedicar mais ao rádio e à televisão

A artista lançou outros discos, passou a ser conhecida como Estrelinha do Samba e posteriormente como A Estrela de São Paulo. Já consagrada, prestou homenagem a Carmen Miranda, gravando um pout-pourri com os maiores sucessos da pequena notável. Ainda como cantora, Hebe atuou em alguns filmes do comediante Mazzaropi e até contracenou com Agnaldo Rayol num deles. Como atriz, participou do filme "Quase no Céu", de Oduvaldo Vianna, lançado em maio de 1949. Hebe participou ainda da última edição do Festival de Música Popular, defendendo a música "Volta Amanhã". 
Hebe em seu Programa na TV
Com o passar do tempo, a carreira de cantora deu lugar à de apresentadora. Hebe, inicialmente substituiu Ary Barroso num famoso programa de calouros. Em 1955, Hebe iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres dirigido por Walter Forster, onde chegou a apresentar cinco programas por semana. Em 1957, Hebe, originalmente com os cabelos escuros passou a se apresentar com os cabelos tingidos de louro, os quais tornaram-se uma de suas marcas registradas. Em 1964 a apresentadora abandonou o programa para casar com o empresário Décio Cupuano, união no dia 20 de setembro de 1965, nasceu o primeiro e único filho da artista, Marcello Camargo.

Em 1960 é contratada pela TV Continental para apresentar Hebe Comanda o Espetáculo, cuja edição especial em 1961 é lançada em disco.

Em 10 de abril de 1966, vai ao ar pela primeira vez o seu programa dominical Programa Hebe, acompanhada do músico Caçulinha e seu regional TV Record; o programa a consagrou como entrevistadora e a tornou líder absoluta de audiência da época.

Durante a Jovem Guarda muitas personalidades e novos talentos passaram pelo "sofá da Hebe", no qual eram entrevistados em um papo descontraído. Seus temas preferidos na época eram separações, erotismo, fofoca e macumba.

Logo depois, a apresentadora Cidinha Campos veio ajudá-la nas entrevistas. Hebe também arranjava tempo para o seu programa diário na Rádio Panamericana (Jovem Pan).

Nos anos 70, produzido pela Transbrasil e lançado pelo Selo Continental, gravou participação com a música "Pai Nosso" na adaptação para radiodifusão do livro Fernão Capelo Gaivota ou "Johnathan Gaivota" narrado por Moacyr Ramos Calhelha.

Hebe passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980. 

Após uma pausa de quase 10 anos, Hebe retornou à televisão em 1981. Seu programa era exibido nas noites de domingo e posteriormente às sextas-feiras, na TV Bandeirantes. Depois de quatro anos de sucesso, a direção da emissora resolveu inexplicavelmente acabar com a atração. Em 1985, quando ainda estava na Bandeirantes, recebeu convite do SBT e em novembro do mesmo ano assinou contrato. Sua estreia aconteceu dia 4 de março de 1986. Desde a estreia no SBT, Hebe apresentou: o Programa Hebe, no estilo show, no ar nas noites de segunda-feira, e o "Hebe Por Elas", programa de entrevistas só com mulheres apresentado às terças-feiras. Ela chegou a ter, por curto período, um programa nas tardes de domingo. O Programa Hebe ia ao ar às segundas-feiras, a partir das 22h20, no qual a apresentadora conversava com artistas e personalidades sempre de forma descontraída, mostrando toda sua irreverência e experiência, num estilo inconfundível. Entre os vários prêmios que a apresentadora recebeu ao longo da carreira, o que mais a deixou emocionada foi ter sido escolhida pelos paulistanos, numa pesquisa realizada 1990, A cara de São Paulo. Em 1994, Hebe recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadã Paulistana. 

Famosa como apresentadora, Hebe não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino). O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas. 

A apresentadora morreu em 29 de setembro de 2012, aos 83 anos. Ela lutava contra o câncer desde 2010 e morreu após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir. Um dos maiores ícones da televisão brasileira, Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto de 2012. Nos últimos dois anos passou por cirurgias e tratamentos contra o câncer. Ela foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.  Hebe trabalhou no SBT durante 25 anos. 

Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”,disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa. Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, Hebe tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá. 

A atriz Lolita Rodrigues, uma das melhores amigas de Hebe, se emocionou ao falar da morte da apresentadora e comentar o estado de saúde dela. “Eu estive com ela há um mês. Ela ainda estava no hospital. Ela estava muito triste, e eu fiquei muito admirada porque a Hebe era a alegria em pessoa. Ali, eu tive certeza de que nada mais era... Era esperado, mas dói muito. Perder um amigo sempre dói muito.” 

14/12/2010 - Hebe Camargo descarta aposentadoria Hebe Camargo, 81, não vai se aposentar, garantiu seu sobrinho e assessor de imprensa, Cláudio Pessutti. Segundo ele, a apresentadora deixou o SBT para estrear em outra emissora e "nem cogita a possibilidade de parar de trabalhar".

CURIOSIDADES

A polêmica do aborto
Hebe contou à revista Veja em 1997 que sofreu três abortos ao longo de sua vida, sendo um deles provocado. A apresentadora tinha 18 anos e arriscou sua vida ao interromper sua gravidez em uma “sala pequena, sem anestesia, sem medicamento nenhum”.

Apesar de se considerar uma mulher de muita fé, Hebe não se diz arrependida por ter tirado o bebê: “Para ser mãe a gente tem de desejar ter um filho. Ele tem direito à vida, é verdade. Mas com amor dos pais, com condições para crescer com saúde e boa educação. Quem vai garantir isso?”, disse a apresentadora.

A fé inabalável
A Hebe sempre foi muito católica e possuía várias imagens de santo, mas uma específica acompanhava a apresentadora até em suas viagens: a Nossa Senhora Aparecida. Em sua casa, na cidade de São Paulo, ela tinha um altar, onde sempre fazia orações. Quando o pai de Hebe ficou doente, ela fez uma promessa de ficar 365 dias sem usar nenhuma joia, e cumpriu.

- De tempos em tempos, levava sacolas cheias de roupa para doar às funcionárias do salão de beleza do qual era cliente. Costuma também fazer uma festinha de Natal por lá, com distribuição de presentes.

- Deu casas de presente a seu cozinheiro, seu faxineiro, sua governanta e a um copeiro.

- Quando um amigo elogia algo que está usando, comprava um item igual e o envia à pessoa. Por causa disso, já presenteou a jornalista Marília Gabriela com um casaco de couro e pele de raposa turquesa, além de um porta-pó da Yves Saint-Laurent.

- Fez duas plásticas no rosto, duas nos seios e duas lipoaspirações.

- Uma de suas marcas registradas, o selinho, nasceu de uma brincadeira de Rita Lee. Em 1997, a cantora foi ao programa e, de supetão, deu uma bicota na boca de Hebe.

- Em mais de vinte anos de SBT - chegou à emissora em 1986 - , seu programa foi ao ar 1 147 vezes. Com média de cinco convidados por edição, passaram por seu sofá cerca de 6 000 pessoas.

- Só não levou o Troféu Imprensa de melhor apresentadora uma vez - perdeu para Adriane Galisteu, em 2000.

- Era a madrinha do Teleton e costumava encerrar a maratona televisiva em prol de crianças com deficiência ao lado de Silvio Santos...

Fontes: wikpédia, memorial da fama, ig e vejsasp
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: