Menu

quarta-feira, 16 de março de 2016

O PRIMEIRO VOO DA HISTÓRIA

O inventor brasileiro Alberto Santos Dumont criou o primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Primeiro voo da história
Chamado 14 Bis, o avião também ficou conhecido em francês como‘Oiseau de Proie’, que significa ‘Ave de Rapina’. A demonstração de Santos Dumont, considerado ‘Pai da aviação’, aconteceu em 12 de novembro de 1906, em Paris, na França.

A façanha foi acompanhada por uma multidão de testemunha, inclusive a imprensa europeia, e teve sua autenticidade certificada pelo Aero Clube da França e pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), que reconheceram o voo como primeiro da história.

No mesmo voo, que atingiu 220 metros, em 21 segundos, a uma velocidade média de 37,4 km/h, a FAI ainda homologou o primeiro recorde de distância de um aparelho mais pesado que o ar e em outra demonstração, o primeiro recorde de velocidade, com a marca de 41,3 km/h.

Alguns dias antes, em uma primeira tentativa não registrada oficialmente, realizada em 23 de outubro de 1906, o aviador Santos Dumond voou cerca de 60 metros com o 14 Bis. Neste voo, o brasileiro atingiu uma altura entre dois a três metros. 

O inventor ainda projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, mérito também reconhecido internacionalmente.
Em 19 de outubro de 1901, ele ganhou o Prêmio Deutsch, ao pilotar seu dirigível número 6, em um voo de 30 minutos contornando a Torre Eiffel, em Paris. 

Valendo 100 mil francos (moeda da época), o prêmio foi criado pelo milionário do petróleo Henri Deutsch de la Meurthe e seria destinado à primeira pessoa que conseguisse fazer tal trajeto com uma máquina voadora motorizada. Com a realização, o brasileiro se transformou em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.

Confira o momento histórico da decolagem do 14 BIS.
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: