Menu

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A história do garoto nigeriano que foi abandonado pela família por ser considerado um bruxo. Confira como ele está agora.

Anja Ringgren Loven oferece água e biscoitos a Hope ao resgatar o menino das ruas, na Nigéria (Imagem: facebook de Anja Ringgren Lovén)
Assim como milhares de outras crianças, Hope de apenas 2 anos de idade foi abandonado por sua família nas ruas da Nigéria, onde muitas pessoas, incluindo os próprios pais, estão acusando crianças de serem “bruxas”. Uma situação que nos parece tão fora da realidade que custa até acreditar. Mas está acontecendo.

Antigamente, na década de 90, dezenas de pessoas acusadas de bruxaria foram assassinadas no oeste do Quênia. Na região, corria o boato de que essas pessoas atraíam o azar e tornavam as pessoas canibais, surdas, mudas ou sonâmbulas. A região passou a ter a reputação de ser uma "área de bruxas". E isso não é muito diferente na Nigéria de hoje.

A criança, agora chamada de Hope (esperança em inglês), apresentava uma magreza extrema - subnutrida e o corpo repleto de vermes depois de ter sido forçada a viver de restos de comida que algumas pessoas deixava no chão para ele por oito meses, conta o diário britânico The Independent. Foi a enfermeira Anja Ringgren Lovén, essa mulher cheia de tatuagens que vive na África, onde criou a Fundação para a Educação e Desenvolvimento das Crianças Africanas há dois anos. Ao encontrar o garotinho Hope, Lovén lhe deu água e um pouco de comida levando-o em seguida para o hospital. Esse encontro foi feito no dia 31 de Janeiro deste ano, há 3 meses atrás.

A organização fundada pela dinamarquesa destina-se precisamente a ajudar crianças com AIDS e que são acusadas de feitiçaria que são abandonadas e por vezes até mortas por membros da sua comunidade. “Milhares de crianças estão a ser acusadas de serem feiticeiras e vimos torturas a crianças, crianças mortas e crianças assustadas”, escreveu no Facebook.

Loven informou ainda que o garoto está sob medicação contra os vermes e tem sido sujeito a várias transfusões de sangue para que lhes sejam restabelecidos os glóbulos vermelhos no sangue. “A condição de Hope é estável agora. Ele está a comer por si mesmo e responde à medicação que recebe”, escreveu no mês passado em uma rede social da Fundação.

Após os primeiros tratamentos e transfusões de sangue, Lovén usou sua conta pessoal no Facebook para agradecer as doações entretanto recebidas e contou que o garoto respondeu bem aos tratamentos médicos e alimentação e está melhorando gradualmente sua saúde. “Sua condição está estável agora. Hoje, ele conseguiu sentar sozinho e até sorriu para nós. Ele é um pequeno e forte garoto“. "Uma criança em recuperação que está sendo muito amada e cuidada", finalizou Lovén.

3 meses após ser resgatado das ruas, o pequeno Hope já parece completamente recuperado da desnutrição e adaptado à vida ao lado de outras crianças. Acusado de bruxaria. E olha só, até jogando bola o garotão ta, não é mole não!

Hope também passou por uma cirurgia para corrigir um defeito congênito na uretra, mas ela afirma que o procedimento foi simples e não ofereceu riscos.

A imagem, de Lovén dando água para o menino, rapidamente se espalhou pela internet. Impressionou pessoas em todo o mundo e ajudou a arrecadar mais de US$ 1 milhão, segundo o jornal britânico “Independent”.

Confira algumas imagens durante a recuperação de HOPE

Imagens: facebook de Anja Loven 
Sobre a heroína ANJA LOVÉN

Em uma entrevista ao Huffington Post, Lovén contou que em sua primeira visita à Nigéria conheceu uma criança que havia sido espancada quase até a morte por causa da superstição. Sem conseguir esquecer o caso, ela vendeu tudo o que tinha na Dinamarca e se mudou para o país africano, onde criou a fundação.

Ao lado do marido, David, Lovén criou a Fundação para a Educação e Desenvolvimento das Crianças Africanas, uma instituição que abriga 34 crianças, todas abandonadas após serem acusadas de bruxaria.

A esperança chera finalmente nas mãos certas, porque nos últimos três anos, Loven junto ao seu marido tornou a missão de sua vida para salvar a vida das crianças empobrecidas ou negligenciadas na Nigéria.

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo. - Mahatma Gandhi

Fontes: Indepedente - Universomamma - Página da Fundação
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: