Menu

quarta-feira, 6 de abril de 2016

"O Beijo da Vida", vencedora do Prêmio Pulitzer de 1968

Em 17 de julho de 1967, o fotógrafo Rocco Morabito dirigia o seu carro por uma estrada dos EUA quando viu um poste de alta-tensão onde um funcionário da companhia de luz tinha acabado de receber uma forte descarga elétrica. Parou o carro, chamou uma ambulância pelo rádio, colocou um filme na sua câmera e desceu. Quando voltou para a redação do Jacksonville Journal, Rocco disse “acho que tenho uma foto muito bonita”, mas o editor lhe respondeu que a edição do dia seguinte já estava fechada. Às pressas ele mesmo revelou o filme e mostrou a foto para o editor. Depois de olhar por um instante, ele disse “muito boa”. Vamos chamar de “O beijo da vida” e vamos publicá-la na primeira página. O funcionário da companhia sobreviveu ao acidente e a foto venceu o Prêmio Pulitzer de 1968.
"O beijo da vida", vencedora do Prêmio Pulitzer de 1968
A foto de Rocco Morabito, vencedora do Pulitzer de 1968, mostra o operário JD Thompson, suspenso em um poste, fazendo respiração boca-a-boca no colega de trabalho Randall G. Champion, que estava inconsciente e pendurado de cabeça para baixo depois de entrar em contato com uma linha de alta tensão. Thompson ficou incapaz de realizar a reanimação cardiopulmonar (RCP), dadas às circunstâncias, continuou com a respiração boca a boca até sentir o pulso de Champion. Em seguida, soltou seu cinto e desceu com Champion em seu ombro. 
Rocco Morabito em 2008
Morabito estava dirigindo na West 26th Street, em Julho de 1967, quando viu Champion pendurado no poste. Ele chamou uma ambulância e pegou sua câmera. "Ouvi gritos. Olhei para cima e vi este homem pendurado. Meu Deus. Eu não sabia o que fazer. Tirei uma foto bem rápido. J. D. Thompson estava correndo em direção ao poste. Fui para o meu carro e liguei para uma ambulância. Eu voltei para o poste e J.D. estava fazendo respiração em Champion. Recuei para longe até que eu bati em uma casa e eu não podia ir mais longe. Então bati mais outra foto. Ouvi Thompson gritando para baixo: Ele está respirando" disse Morabito.
Champion recebe a visita de Thompson e Rocco no hospital após seu segundo acidente
Champion sofreu um segundo choque elétrico 20 anos depois, que o deixou parcialmente paralisado e morreu em 2002, 35 anos depois do primeiro acidente, aos 64 anos. Morabito morreu em 5 de abril de 2009. Já Thompson não encontrei mais detalhes.

Edição: História Com Fotos

Fontes: Wikipédia - Find a Grave - Rare Historical Photos - Omnologos
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: