Menu

segunda-feira, 9 de maio de 2016

BARÃO VERMELHO - O maior piloto de caças militares de todos os tempos

Imagem/Arte por Fabiana Neves
Manfred Von Richthofen, também conhecido como “Barão Vermelho”; “ Pequeno Vermelho”; “Diabo Vermelho”; e “Cavaleiro Vermelho”, foi o mais famoso piloto aéreo da Primeira Guerra Mundial. O nome “Barão Vermelho” surgiu após Richthofen pintar seu avião inteiro de vermelho.

Nascido em Breslau, Silésia, no então Império alemão (agora Wrocław, Polônia), Richthofen foi o segundo de quatro irmãos. Seus pais eram o oficial de cavalaria Albrecht Freiherr von Richthofen (1859-1920) e sua esposa, Gwendolyn, filha de Schickfus e Neudorff, ele era descendente de uma longa linhagem de militares e aristocratas.

Quando tinha nove anos de idade mudou-se com a família para Schweidnitz (atualmente Świdnica, Polônia). Em sua juventude, Richthofen apreciava equitação e caça. Fez o ensino básico em casa e foi estudar na Inglaterra, no Lincoln College em Oxford. Depois disso ingressou na escola militar. Após terminar o treinamento de cadete, juntou-se ao Regimento de Ulanos nº 1 da cavalaria em 1911.

Entrou na Força Aérea do Exército Imperial Alemão em 1915, atuando como piloto de 1916 a 1918. Nesse período abateu 80 aviões inimigos, ficando conhecido mundialmente como o piloto com maior número de vitórias na Primeira Guerra Mundial. O mito do grande herói construído em torno da sua figura foi fomentado pela sua autobiografia, chamada Der rote Kampfllieger (O piloto de combate vermelho), publicada em 1917.

No dia 21 de Abril de 1918, o “Barão Vermelho” morria, abatido no céu da França pelos Aliados.

Morreu perseguindo sua 81ª vítima, em território aliado, na França. Avançou muito no espaço inimigo, e em nível muito baixo em relação ao solo, sofrendo ataque aéreo e terrestre.
“O dever do piloto de caça é patrulhar seu setor nos céus e abater todo avião inimigo naquela área. O resto não importa" (Manfred Von Richthofen)
Imgem/ ano 1916, Richthofen e seu cão. Autor Desconhecido
Curiosidades:
Para ser um ás de guerra, um piloto alemão tinha que derrubar 16 caças - o Barão abateu cinco vezes mais que isso

Richthofen foi homenageado por uma banda de rock brasileira, sendo atribuída como nome a ela um dos apelidos do piloto: Barão Vermelho.

No jogo League of Legends, o personagem Corki possuí uma "skin" em homenagem à Richthofen, chamada Corki Barão Vermelho.

O desenho animado Wacky Races (Corrida Maluca) dos estúdios Hanna Barbera, criou um personagem, que no caso como se passa em corridas, um piloto vivenciando o aviador, possuindo o mesmo nome e um carro parecido com o avião de Richthofen.

Filme

Der Rote Baron (O Barão Vermelho) é uma co-produção alemã / britânica de 2008, dirigido por Nikolai Müllerschön. O filme foi lançado em 31 de março de 2008 em Berlin e em agosto de 2010 em Portugal.

Mais em Wikipédia
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: