Menu

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cinema a Céu Aberto para Carros

Imagem/ 1967, mostra um cinema a céu aberto para carros exibindo Herbie.
O Drive-In Movie Theater, que pode ser traduzido como “cinema a céu aberto para carros”, surgiu nos Estados Unidos na década de 30. Uma combinação entre automóveis e cinema, onde a ideia era você assistir ao filme confortavelmente e na privacidade do seu carro.

Em 1933, Richard Hollingshead criou o primeiro Drive-In. Ficava em Nova Jersey, e o preço era de 25 cents para o carro mais 25 cents por pessoa. O público alvo inicial eram as famílias.

No final dos anos 50, a popularidade do Drive-In atingiu seu ápice nos Estado Unidos. A possibilidade de privacidade dentro do seu carro fez com que os jovens fizessem do cinema a céu aberto para carros um local de encontro. Devido aos "amassos" e beijos que certamente ocorriam no banco de trás do veículo, os Drive-In passaram a ser considerados imorais.

Localizado em Long Island, Nova York, o Johnny All-Weather Drive-In foi considerado um dos maiores cinemas a céu aberto para carros. Nele poderiam ser estacionados 2.500 automóveis.

No Brasil foi muito comum nos anos 70, e hoje ainda temos o último cinema drive in em atividade, o chamado CINE DRIVE IN.

Inaugurado em 25 de agosto de 1973 o Cine Drive-in de Brasília atualmente é único no Brasil. Possui ótima localização, praticamente no centro da cidade de Brasília. É considerado o melhor equipado pois possui seus 15 mil metros quadrados de área asfaltada, capaz de acomodar 500 veículos em seu estacionamento; e uma tela de concreto medindo 312 metros quadrados, sua projeção com moderna lanterna xenon.

O Cine Drive-in vem se adaptando às novas tecnologias, como a instalação de uma torre de som, com uma estação de rádio FM para transmitir a gravação do filme em estéreo pelos rádios dos carros. Para os que não possuem som interno e só acender o farolete e solicitar o som.

"Cada cliente tem uma forma de assistir ao filme. Alguns trazem cadeiras e assistem de fora do carro, outros preferem o conforto do assento reclinado", explica a proprietária Marta Fagundes, 55 anos. Ela trabalha no Cine Drive-in desde 1975 e, em 1988, tornou-se dona do negócio. "O antigo proprietário queria fechar o cinema e eu decidi comprá-lo para evitar isso."

Sua condição única já lhe rendeu o papel de protagonista em dois filmes: a comédia O Último Cine Drive-in, com Othon Bastos, e o documentário Cine Drive-in - Cinema Sob o Céu, que mostra as ameaças de demolição sofridas nos últimos anos.

Maior festival de cinema a céu aberto do mundo em Brasilia

Maio é o mês do maior festival de cinema a céu aberto do mundo: O Vivo Open Air. 

A tecnologia suíça que permite que a tela seja içada em poucos minutos por meio de um sistema hidráulico e quando levantada, fica da altura de um prédio de 6 andares.

A projeção é digital, com sistema de som potente.

A estrutura, que também conta com uma grande arquibancada para o público, montada no shopping gastronômico Pontão, do Lago Sul.

Serviço

Festival de cinema Open Air 2016
Data: de 04 a 22 de maio
Local: Pontão do Lago Sul – SHIS – QL 10 – Setor de Habitações Individuais Sul, Brasília/DF
Participação de bandas e filmes

O festival tem uma tela gigante com 325 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis.


Mais detalhes: Cine Drive In - sonoticiaboa - 
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: