Menu

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Teste da Boneca 1946

Em 1946, o casal de psicólogos Kenneth Clark e Mamie Phipps Clark realizou uma série de testes com crianças negras de escolas públicas em bairros pobres, como o bairro Harlem.

Teste da Boneca consistia em exibir bonecas brancas e negras para um grupo de crianças e pedia-se que atribuíssem determinadas características às bonecas: bonita, feia, boa e má. Foi constatado que 63% das crianças escolheram a boneca branca como a bonita e boa e a negra como feia e má. 

No experimento, eles utilizaram duas bonecas que diferiam apenas pela cor, uma negra e uma branca. O resultado que obtiveram nos testes, na época, confirmou a realidade segregadora que a população negra vivia.

As estatísticas mostravam que a maioria das crianças negras preferia brincar com as bonecas brancas, pois achava que elas eram mais bonitas do que as bonecas negras.

O trabalho dos Clark foi muito importante para o movimento pelos direitos civis dos negros e imprescindível para a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir que a segregação racial na educação pública era imoral e inconstitucional.

Em 2006, Davis Kiri realizou o mesmo experimento, com os mesmos resultados, mostrando que a segregação racial continua na sociedade. Isso seria fruto das mensagens indiretas que os meios de comunicação, especialmente, continuam mandando para as pessoas, através dos comerciais, filmes, revistas e moda, cuja maioria é formada por pessoas brancas.


O TESTEMUNHO: Obrigado. Apresentei essas bonecas para eles e perguntei-lhes as seguintes perguntas na seguinte ordem: "Mostre-me a boneca que você mais gosta ou que você gostaria de brincar", "Mostra-me a boneca mais agradável", "Mostra-me a boneca que parece "mau", "e, em seguida, as seguintes questões também:" Dê-me a boneca que se parece com uma criança branca", "Dá-me a boneca que se parece com uma criança de cor", "Dá-me a boneca que se parece com uma criança Negra", e " Dá-me a boneca que se parece com você."

Museu de Imagens - Referências: 

- Imagens: NAACP Legal Defense and Educational Fund. Confira.

- "Kenneth B. Clark and Mamie Phipps Clark", Columbia University. Confira.

- American Psychological Association. (n.d.). Featured psychologists: Mamie Phipps Clark, PhD and Kenneth Clark, PhD. Confira.

- Clark, Kenneth B. and Clark, Mamie P. (1947). "Racial identification and preference among negro children." In E. L. Hartley (Ed.) Readings in Social Psychology. New York: Holt, Rinehart, and Winston. Confira.
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

2 comentários:

  1. Eu vi o vídeo e quase chorei. Se eu fosse uma das crianças eu diria q as duas eram bonitas e boas.

    ResponderExcluir