Menu

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

História dos Jogos Olímpicos

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Atenas de 1896, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Imagem: Getty Images
A cada quatro anos, atletas de vários países reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. 

Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Rio 2016

As competições terão início hoje (5) de agosto, cerimônia de abertura começa ás 20h e se encerram no dia 21.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, serão 42 modalidades olímpicas diferentes, entre as quais cinco inéditas: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre a grama e rugby são as novidades promovidas pelo Brasil entre os esportes olímpicos. Ao todo, serão 10.500 atletas de 206 países, disputando 306 provas com medalhas.

Além das Olimpíadas, o Rio de Janeiro também será sede dos Jogos Paralímpicos, que envolvem atletas do mundo todo portadores de algum tipo de deficiência física ou mental. As Paralimpíadas contam com 22 competições diferentes e serão realizadas entre 7 e 18 de setembro.

Mais em: Wikipédia - Sua Pesquisa
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: